Setembro Amar Elo

Capa Setembro amar elo: acolher, ouvir, proteger, viver. Mês de prevenção ao suicídio. Você não está sozinho!

Setembro Amar Elo

O mês de Setembro dedicado a conscientização da saúde mental precisa ser compreendido de uma forma singular. Setembro é Amar Elo. O amor é o elo que nos une. O amor é o elo que nos conecta para uma existência mais plena de sentido.

A busca por uma vida mais recheada de significados passa por diversos estágios. Quando estamos sobrecarregados pela rotina do cotidiano podemos nos sentir estagnados. É comum que nos sintamos tão abortados pelas tarefas do dia dia que consomem o nosso tempo e atenção que vamos adoecendo. Isso pode ocorrer de uma forma gradual sem que de fato percebamos o quanto estamos doentes. O estresse, as dores físicas vão tomando conta do nosso da gente, quando nos damos conta estamos nos sentindo exausto. Essa exaustão pode nos levar a diversos caminhos como estresse, ansiedade, depressão, fobias entre outros.

Importante estarmos atentos a nós mesmos. De que forma os ambientes influenciam na nossa saúde mental. De que forma a solução de problemas ou a não solução de problemas contribuiu de forma significativa para a má qualidade da saúde mental. Como as nossas escolhas e também as nossas não escolhas podem contribuir para o nosso adoecimento. Tudo o que não falamos se transforma em algum tipo de sintoma. Tudo que acumulamos dentro de nós irá transbordar um dia. O que muitas vezes acontece é que a vida atribulada e frenética que levamos faz que vamos deixando de lado o que se passa dentro da gente. Vamos de certa forma nos “ acostumamos” com o nosso mal estar.

Está na hora de parar e olhar para dentro. Quem olha para dentro desperta como nos lembra o renomado psicólogo Carl Jung. É preciso estar atento às nossas emoções, pensamentos e reações. Não podemos nos acostumar com o que nos faz mal. Precisamos encarar de frente tudo que nos incomoda a fim de que possamos pensar em melhores destinos. Para isso é preciso pedir ajuda. De que forma podem pedir ajuda? O primeiro passo é admitir que não estamos bem. O segundo passo é pedir ajuda. Para isso a nossa clínica Neurodiverso será um espaço importante de acolhimento, rede de apoio para que a sua saúde mental seja tratada com gentileza, respeito e seriedade.

Pedir ajuda pode ser um desafio. Tirar um tempo para si mesmo frente a tantos compromissos que a nossa vida moderna nos impõe pode ser complexo. Mas é necessário despertar para o nosso autocuidado. Desta forma cuidando de nós mesmos, também deixando que os profissionais cuidem de nós podemos reencontrar o nosso sentido de vida. Com isso, podemos ganhar tempo já que iremos desenvolver estratégias efetivas para resolução de problemas. Ou seja, investir em saúde mental possibilita a organização integral de nós mesmos e da nossa rotina.

Quem dá o primeiro passo e diz para sua saúde mental entende a importância de conhecer a si mesmo. Quando nos conhecemos de forma integral nós mesmos passamos a organizar todas as rotas do nosso destino nos tornando protagonistas de nossa jornada.

Compartilhe nas redes

Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de usuário. Ao clicar em Prosseguir, você concorda com a nossa Política de Privacidade.